Ensino e Turmas

Elaboramos um planejamento dos conteúdos a serem trabalhados, levando em conta as “Expectativas de Aprendizagem para Educação Infantil”, de maneira que atenda às necessidades das crianças e para que também estejam relacionadas às experiências de vidas delas. Para que isso aconteça de forma natural os conteúdos são trabalhados em diferentes linguagens nas atividades cotidianas em sala de aula, de uma forma muito lúdica: músicas, histórias, desenhos, jogos, dramatizações, atividades de expressão corporal, brincadeiras, rodas de conversa e nas diferentes situações apresentadas e vivenciadas pelas crianças na escola.

  • - Atividades de linguagem oral e escrita que desenvolvam as linguagens verbal, escrita, plástica, musical e corporal.
    Na Educação Infantil, as crianças devem utilizar a linguagem como um meio de comunicação, expressão do pensamento, dos sentimentos e das vivências. Uma mesma ideia, sensação ou conceito podem ser transmitidos por meio de diferentes códigos de linguagens como palavra, desenho, gesto, música etc.
  • - Atividades com materiais que favoreçam o processo de elaboração de descoberta, de experiências, de criação;
  • - Atividades que estimulem a construção de conhecimentos matemáticos e do meio físico e social.
    As crianças, desde o nascimento, estão imersas em um universo do qual os conhecimentos matemáticos são parte integrante. As crianças participam de uma série de situações envolvendo números, relações entre quantidades, noções sobre espaço.
  • - Atividades que favoreçam o contato com a língua escrita.
  • - Atividades de higiene e cuidado com o próprio corpo.
  • - Atividades de natureza e sociedade.
    A criança tem grande curiosidade em explorar e conhecer o mundo. As atividades proporcionarão experimentos variados, informações sobre animais, plantas e reflexões sobre os diversos recursos naturais.
    Aos poucos a criança vai desenvolvendo a noção de que faz parte de uma história e vive em um espaço que é constituído pela sociedade.
  • - Atividades de movimento, música e artes visuais.
    Os equipamentos, recursos pedagógicos, os jogos e brinquedos como toda atividade lúdica disponíveis na escola , tem um caráter facilitador da aprendizagem, e são utilizados como recurso no processo educacional da criança.
    As crianças poderão utilizar brinquedos do parque, brinquedos pedagógicos, jogos de encaixe, quebra-cabeça, de numeração, bolas, bambolês, recursos midiáticos (máquina fotográfica , filmadora, computador), papéis de diferentes texturas, cores e tamanhos, livros infantis e materiais como cola, tesoura, massinha de modelar, EVA, giz de cera, lápis de cor etc. como auxilio em seu processo de aprendizagem.
  • - Projeto Extra curricular.
    Realizado anualmente com os alunos de todas as turmas. O tema está sempre relacionado a algum assunto ou comportamento que deva ter uma atenção especial para as crianças dentro da fase de desenvolvimento em que se encontram, por exemplo: educação no trânsito, alimentação saudável, preservação da natureza, importância da leitura, etc.
    Para que os pais possam acompanhar a proposta, todo o trabalho desenvolvido com as crianças é registrado através de atividades e fotos.

Berçário

Nosso berçário é para crianças de 4 meses a 2 anos de vida. Para acolhe-las, temos um espaço amplo, iluminado, arejado, buscando total segurança e conforto, características imprescindíveis para as crianças desta faixa etária. O bem-estar, alimentação, higiene e saúde são prioridades.
Oferecemos um cardápio diferenciado atendendo as orientações da mãe e do pediatra.
Durante os dois primeiros anos de vida as crianças experimentam um desenvolvimento muito intenso e é por esse motivo que a nossa proposta pedagógica tem como objetivo principal a evolução da criança de maneira global, por meio da construção do seu conhecimento.
Para que isso ocorra trabalharemos o aspecto cognitivo, desenvolvimento físico e social através da estimulação, imitação, músicas, brinquedos pedagógicos específicos e, principalmente, através do brincar e da interação com outras crianças e adultos.

Maternal, Jardim, Jardim I e Jardim II

Depois do berçário as crianças passam para uma outra etapa no processo de aprendizagem:
Maternal – crianças de 2 anos;
Jardim – crianças de 3 anos;
Jardim I – crianças de 4 anos;
Jardim II – crianças de 5 anos.
As turmas são separadas por faixa etária em salas de aula bem ventiladas e com boa iluminação. Além disso, contamos com espaço e estrutura para as crianças explorarem diferentes situações de aprendizagem, garantindo assim uma forma muito particular no desenvolvimento e um acompanhamento próximo dos profissionais da escola.
Para essas turmas, temos como preocupação em nossa proposta pedagógica, apresentar um espaço lúdico de aprendizagem, de forma a ampliar as experiências, valorizar a iniciativa e curiosidade, contribuindo para a construção do conhecimento, aquisição de hábitos e atitudes que levem à formação de cidadãos autônomos, criativos, éticos, críticos e reflexivos, conscientes de suas responsabilidades na construção de um mundo mais justo, democrático, auto sustentável e feliz.
Levamos em consideração todas as necessidades da criança e também dos pais, além das indicações feitas pelo pediatra.

Horário Escolar

Pensando na necessidade dos pais e também na comodidade das crianças, para todas as turmas oferecemos meio período (4 horas), período intermediário (de 4 a 10 horas) ou integral (de 10 a 12 horas).

Cursos de Férias

Para atender aos pais que não tem com quem deixar seu filho(a) no período de férias escolares, a escola oferece em julho e janeiro o Curso de Férias, com uma programação especial.
Esses projetos estão dentro da proposta pedagógica construtivista e do desenvolvimento das múltiplas inteligências através da metodologia de ensino da instituição.
Além disso, para que os pais possam acompanhar de perto a proposta e a evolução da criança, todo o trabalho é registrado através de atividades e fotos.
Topo ↑